Prevenção de infeções

IN, ILC ou IACS – aqui está a diferença1

Por: Mölnlycke Health Care, setembro 10 2013Publicado em: Prevenção de infeções

Infeção nosocomial (IN) e infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são termos alternativos e as suas definições sobrepõe-se. 
 
A infeção nosocomial (IN) refere-se a uma infeção que se desenvolve num paciente 48 horas ou mais após admissão no hospital1.

A infeção do local cirúrgico (ILC) é uma infeção que se desenvolve no prazo de 30 dias após uma operação ou no prazo de um ano caso tenha sido colocado um implante e a infeção parecer estar relacionada com a cirurgia. ILC pós-operatórias são as infeções associadas aos cuidados de saúde mais comuns em pacientes de cirurgia.

As infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) referem-se a infeções adquiridas em resultado da prestação de cuidados de saúde em cenário agudo (hospitalar) ou não agudo (IACS)1. IACS referem-se, então, a infeções adquiridas quer em hospitais, quer em unidades de cuidados de saúde como clínicas.

Referências

  1. Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Relatório epidemiológico anual sobre doenças transmissíveis na Europa. 2008: Cap. 2: Infeção associada a cuidados de saúde
Partilhe

Um olhar novo sobre a lavagem pré-operatória do corpo
Um olhar novo sobre a lavagem pré-operatória do corpo

A Mölnlycke Health Care e a Professora Judith Tanner apresentam a lavagem de corpo completo e os resultados do estudo comparativo de dois produtos antisséticos...