Prevenção de infeções

Um olhar novo sobre a lavagem pré-operatória do corpo

Por: Mölnlycke Health Care, setembro 10 2013Publicado em: Prevenção de infeções

A Mölnlycke Health Care e a Professora Judith Tanner apresentam a lavagem de corpo completo e os resultados do estudo comparativo de dois produtos antisséticos para lavagem do corpo com a lavagem com sabão.

A lavagem pré-operatória do corpo com uma solução antissética antes da cirurgia foi introduzida há 30 anos. O objetivo da lavagem do corpo completo é reduzir a carga bacteriana da pele e, em última análise, o risco de infeção do local cirúrgico. Hoje em dia, não existem diretrizes que suportem a lavagem pré-operatória do corpo com um antissético; em vez disso, a maioria das recomendações incluem um banho ou duche com sabão. Ainda assim, a lavagem pré-operatória é largamente usada nos hospitais europeus.

 O grupo da professora Tanner et al conduziu um ensaio aleatorizado com 60 participantes, para comparar o efeito do sabão com dois produtos de lavagem antisséticos sobre as unidades formadoras de colónias durante até seis horas – e para questionar as orientações atuais.

Os resultados do estudo foram apresentados na Conferência Internacional da Hospital Infection Society (HIS) em Liverpool, Inglaterra, em outubro de 2010. O vídeo abaixo é um registo da apresentação da professora Tanner na conferência.

O estudo concluiu que a lavagem do corpo completa com HiBiScrub PLUS (gluconato de cloro-hexidrina a 4%) da Mölnlycke Health Care foi significativamente mais eficaz na redução de unidades formadoras de colónias que a lavagem com água e sabão.

O estudo também foi publicado no Journal of Infection Prevention em 2011.

 
Partilhe

IN, ILC ou IACS – aqui está a diferença
IN, ILC ou IACS – aqui está a diferença

Infeção nosocomial (IN) e infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são termos alternativos e as suas definições sobrepõe-se.   A infeção nosocomial...