Prevenção de úlceras por pressão

Estratégias de prevenção

Por: Mölnlycke Health Care, setembro 10 2013Publicado em: Prevenção de úlceras por pressão

Uma estratégia de prevenção de úlceras por pressão deve incluir sempre avaliações de risco e da pele, disponibilizar um correto apoio nutricional e estratégias de redistribuição da pressão. Uma estratégia emergente é a utilização de um penso protetor, como Mepilex® Border, usado como parte de um protocolo de prevenção de úlceras por pressão.

Início da página

Leia mais sobre estratégias de prevenção

  • A prevenção das úlceras por pressão é um complexo processo com múltiplos fatores – devem ser seguidas as recomendações baseadas na evidência sempre que sejam aplicáveis no ambiente específico, após cuidadosa consideração pelo prestador de cuidados de saúde
  • O risco de litigação é discutido em diversas publicações – são referidas não só a ausência de programas de prevenção, mas também a violação das orientações reconhecidas
  • As orientações da prática publicadas mais recentemente são as Orientações da prática de prevenção e tratamento clínico de úlceras por pressão (Pressure Ulcer Prevention and Treatment Clinical Practice Guidelines) desenvolvidas pelo NPUAP/EPUAP
Início da página

Elementos-chave na prevenção

Elementos chave na prevenção – adaptado com base nas recomendações do National Pressure Ulcer Advisory Panel (EUA) e European Pressure Ulcer Advisory Panel. Prevention and treatment of pressure ulcers: clinical practice guideline. Washington DC: National Pressure Ulcer Advisory Panel; 2009.1

  • Avaliação do risco – não só deve ser implementada uma política de avaliação do risco de uma forma estruturada, como é importante que a equipa de cuidados de saúde deva ser educada no sentido da utilização desta ferramenta e nos conceitos básicos relacionadas com as questões em torno das úlceras por pressão. Toda a avaliação do risco tem de ser cuidadosamente documentada e é necessário proceder a reavaliações regulares.
  • Avaliação da pele – a condição da pele, como seja a humidade, pode aumentar o risco de lesões; por isso, deve ser implementada uma avaliação estruturada como parte de uma avaliação do risco global, dando início à aplicação de precauções práticas sempre que necessário.
  • Nutrição – avaliação do estado nutricional, encaminhamento para consulta com nutricionista sempre que necessário para apoio nutricional e avaliação do estado de hidratação são passos fundamentais.
  • Reposicionamento – um passo fundamental na redução do impacto da pressão - a frequência dependerá do estado geral de saúde do indivíduo, da condição da pele e da superfície de apoio in situ. O reposicionamento deve ser realizado de modo a assegurar que a pressão é aliviada ou redistribuída ao mesmo tempo que se evitam forças de cisalha/fricção. Considere utilizar uma posição deitada de lado com um ângulo de 30 graus. Assegure que é feita uma documentação meticulosa e que a equipa de cuidados de saúde é educada corretamente.
  • Superfícies de apoio – selecione o dispositivo apropriado com base nas necessidades do indivíduo – reavalie com frequência, prestando especial atenção aos calcanhares, aliviando completamente a pressão, se possível, com recurso a almofadas corretamente posicionadas. Nota: O NPUAP definiu as características das diversas superfícies de apoio.
  • Considere as implicações em grupos especiais – por exemplo, pacientes submetidos a cirurgia, pacientes idosos, pacientes em cuidados críticos, pacientes pediátricos – que podem necessitar de cuidados adicionais.
Início da página

Reduzir os riscos de forças de cisalha — com Mepilex Border

Mepilex® Border é um penso adesivo absorvente que está atualmente indicado para o tratamento e prevenção das úlceras por pressão - com a sua estrutura exclusiva de 5 capas e Safetac® uma capa de adesivo de silicone macio única, Mepilex Border demonstrou acrescentar três níveis de proteção contra os fatores de risco presentes na formação da úlcera por pressão e permitiu uma troca menos dolorosa do penso.

A capa adesiva com Safetac® permite levantar e recolocar o penso sem perder as suas propriedades aderentes. Isto permite verificar regularmente a condição da pele, de modo a respeitar muitos protocolos atuais de prevenção das úlceras por pressão sem ter de trocar o penso.

Resultados de testes in vitro demonstram que Mepilex® Border pode ajudar a diminuir até 50% os efeitos das forças de cisalha sobre o tecido durante o período em que está aplicado. Sem Mepilex® Border, a pele desprotegida fica exposta aos efeitos nocivos da tensão de cisalha22.

Início da página

Gerir o microclima da pele — com Mepilex Border

Testes in vitro revelam que Mepilex® Border tem a melhor capacidade de absorção, retenção e libertação de humidade, mantendo um equilíbrio da humidade adequado para manter a pele seca, quando comparado com um leque de outros pensos – assegurando que a pele permanece numa condição ótima para ajudar a prevenir a formação da úlcera por pressão.23

Início da página

Evidência clínica que demonstra Resultados Positivos

 

Muitos profissionais de saúde acrescentaram agora o uso de Mepilex Border aos protocolos de prevenção e documentaram o impacto nos programas de melhoramento de resultados.
Foram documentados 15 estudos de caso, envolvendo quase 1000 pacientes de elevada acuidade.


Atenção: A utilização de pensos com a capa Safetac não exclui a necessidade de um programa abrangente de prevenção de úlceras por pressão (i.e. superfícies de apoio, posicionamento, nutrição, hidratação, cuidados com a pele e mobilidade).

Partilhe

Feridas caras
Feridas caras

As úlceras por pressão são um enorme peso nos sistemas de saúde em todo...

Historial da úlcera
Historial da úlcera

As úlceras por pressão não são um fenómeno recente. Os primeiros relatos...

Fatores de risco
Fatores de risco

É necessário considerar tanto os fatores intrínsecos como os extrínsecos...

Categorias de úlceras
Categorias de úlceras

Para descrever o estado da ferida, o painel EPUAP e NPUAP1 recomendou a...

Tratamentos com sucesso
Tratamentos com sucesso

Os pacientes com risco elevado de desenvolver úlceras por pressão podem...