Impacto financeiro

As úlceras por pressão representam um grande peso nos sistemas de saúde em todo o mundo, com um custo emergente adicional relacionado com a litigação que tem vindo a aumentar de importância nos últimos anos.
Os profissionais de saúde têm de estar conscientes tanto dos custos diretos como dos custos indiretos, e considerar como a implementação de protocolos de prevenção pode levar a poupanças a longo prazo. O custo de um penso, por exemplo, como ferramenta de prevenção é mínimo em comparação com os custos do tratamento de uma úlcera por pressão estabelecida.

Alguns factos sobre o verdadeiro custo financeiro de uma úlcera por pressão:

Facto 1 o custo estimado no setor hospitalar americano é de onze mil milhões de dólares por ano14.
Facto 2 o custo estimado para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido é de 1,4 a 2,1 mil milhões de libras por ano (4% dos gastos totais do SNS)15.
Facto 3 Os processos legais continuam a ser comuns tanto nos cuidados agudos como continuados – nalguns casos com pagamentos avultados16.
Facto 4 O custo médio de tratamento de um indivíduo com uma úlcera que não pode ser classificada ou lesões profundas de tecidos está estimado em 43 180 dólares17,18.
Facto 5 EUA - Um relatório destacou o facto de que o tempo médio de internamento hospitalar é quase 3x maior19.
Facto 6 O custo hospitalar médio de uma úlcera por pressão nos EUA é de 14 260 dólares. Em comparação, o mesmo custo na Coreia foi identificado como sendo de 3000 a 7000 dólares11.
Facto 7 O custo referido para o tratamento de úlceras por pressão na comunidade no Canadá é de 9000 dólares20.