Prevenção de úlceras por pressão

Historial da úlcera

Por: Mölnlycke Health Care, setembro 10 2013Publicado em: Prevenção de úlceras por pressão

As úlceras por pressão não são um fenómeno recente. Os primeiros relatos na literatura são de há milhares de anos. Nas últimas décadas, o conhecimento do corpo e a investigação tem crescido rapidamente, dando origem a orientações da prática, ferramentas de avaliação do risco e programas de prevenção. Leia mais sobre as úlceras por pressão.



Início da página

Introdução às úlceras por pressão

A Mölnlycke Health Care reconhece os desafios que os profissionais de saúde enfrentam no tratamento e na prevenção das úlceras por pressão (UPP). A informação contida nesta secção sobre as UPP foi concebida para ajudar a fomentar o conhecimento e também partilhar algumas das soluções oferecidas pela Mölnlycke Health Care para ajudar a tratar e a prevenir as UPP.

Uma úlcera por pressão pode ser definida como uma "lesão localizada na pele e/ou no tecido subjacente, geralmente sobre uma protuberância óssea, em resultado da pressão ou da pressão combinada com a cisalha. Existe um número de fatores que contribuem para o aparecimento das úlceras por pressão; o significado destes fatores ainda tem de ser elucidado"1

As úlceras por pressão não são um fenómeno recente – a literatura inclui relatos da sua presença desde há milhares de anos, contudo, nas últimas décadas o conhecimento e a pesquisa têm aumentado, conduzindo ao desenvolvimento de orientações da prática, ferramentas de avaliação do risco e programas de prevenção. Por exemplo, houve um aumento de 960% nas publicações sobre úlceras por pressão entre 1990-2008.2

Início da página

Extensão das úlceras por pressão

A região sacra é geralmente referida como o local mais comum para o aparecimento das úlceras por pressão na maioria dos cenários de prestação de cuidados, sendo o calcanhar frequentemente referido como o segundo local mais comum; incidência que está a aumentar. Mais recentemente, um novo tema em discussão tem sido um relatório que relaciona as úlceras por pressão com dispositivos médicos3:

  • 1,4% dos pacientes tinha uma úlcera por pressão relacionada com um dispositivo médico
  • De 113 úlceras por pressão, 39 (34,5%) eram relacionadas com um dispositivo médico
  • Os pacientes com dispositivos médicos tinham 2,4 vezes mais probabilidade de desenvolver uma úlcera por pressão

Início da página

Ocorrência das úlceras por pressão

A ocorrência das úlceras por pressão é geralmente medida por um de dois métodos4,5

  • Prevalência - o método mais comum; pode ser considerado como o número de uma determinada população com uma condição específica num momento específico. Isto significa que se incluem pacientes com úlceras por pressão no momento da admissão, bem como aqueles que adquiriram uma desde a admissão.
  • Incidência – pode ser considerado como o número de novos casos de uma condição específica ao longo de um determinado período de tempo. Uma metodologia mais complexa, o período de tempo é geralmente medido em termos de semanas ou meses.
  • Os dois termos são frequentemente usados de forma incorreta – uma vez que têm significados muito diferentes, é importante aplicá-los corretamente.
  • Adquiridos durante o recebimento de cuidados de saúde – refere-se a úlceras por pressão que ocorram após admissão no ambiente de cuidados de saúde específicos. Esta pode ser uma medida mais relevante no caso de se aferir o impacto dos programas de prevenção.



A prevalência da úlcera por pressão varia conforme o país e é frequentemente referido ser mais elevada nalgumas especialidades, como cuidados críticos ou geriátricos.

Prevalência das úlceras por pressão

  • 5 países europeus
    incluindo 5947 pacientes6
    – prevalência de 18,1%
  • EUA: 651 unidades incluindo
    85838 pacientes7
    – prevalência de 14,8%
  • Canadá: prevalência nacional8
    – 26%
  • Austrália: diversos relatórios publicados9
    – 4,5- 27%
  • China – levantamento de 2913 pacientes10
    – prevalência de 1,8%
  • Coreia do Sul11
    – 0,44-0,49% de incidência nos cuidados agudos
    – 47,4% nos cuidados ao domicílio
    – 21,7-45,5% UCI
Partilhe

Feridas caras
Feridas caras

As úlceras por pressão são um enorme peso nos sistemas de saúde em todo...

Fatores de risco
Fatores de risco

É necessário considerar tanto os fatores intrínsecos como os extrínsecos...

Categorias de úlceras
Categorias de úlceras

Para descrever o estado da ferida, o painel EPUAP e NPUAP1 recomendou a...

Estratégias de prevenção
Estratégias de prevenção

Uma estratégia de prevenção de úlceras por pressão deve incluir sempre...

Tratamentos com sucesso
Tratamentos com sucesso

Os pacientes com risco elevado de desenvolver úlceras por pressão podem...