Radioterapia

Mepilex® Lite - demonstrado clinicamente

Por: Mölnlycke Health Care, setembro 10 2013Publicado em: Radioterapia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 900 000 mulheres são diagnosticadas com cancro da mama. O eritema ocorre em 80-90% das mulheres tratadas com terapia de radiação contra o cancro da mama. Atualmente, não existe um tratamento padronizado das reações cutâneas induzidas pela radiação. Este estudo foi o primeiro a testar um tratamento clinicamente eficaz que facilitaria muito a vida das mulheres com cancro da mama submetidas a terapia de radiação.

24 pacientes apresentaram-se com 34 áreas de pele eritematosa. Áreas de pele da mesma mulher encontravam-se em zonas diferentes da mama, cada uma submetida a doses diferentes de radiação. Cada uma das áreas afetadas foi dividida ao meio, sendo metade tratada com pensos Mepilex® Lite e a outra com o creme de base aquosa padrão. Os resultados mostraram uma redução significativa do eritema induzido por radiação em comparação com o creme de base aquosa. Mepilex mostrou um aumento médio na escala RISRASi para 1,7, enquanto o creme de base aquosa apresentou um aumento para 2,4.

O investigador afirmou que Mepilex Lite não só mostrou uma clara redução do eritema induzido por radiação, como a maioria das mulheres preferiram os pensos ao creme, considerando que melhoravam os níveis de conforto. Também foi referido que a quantidade de dor sentida diminuiu e o tratamento permitiu às mulheres usarem vestuário normal.

Para mais informação: http://bjr.birjournals.org/

Referências

1. Diggelmann KV et al. Mepilex Lite dressings for the management of radiation-induced erythema: a systematic in-patient controlled clinical trial. The British Journal of Radiology, 2010.

Partilhe

Reações cutâneas induzidas por radioterapia
Reações cutâneas induzidas por radioterapia

Aparecimento de reação cutânea As reações cutâneas induzidas por radiação podem ser classificadas com a ferramenta de avaliação...

Radioterapia - Como utilizar Mepilex Lite
Radioterapia - Como utilizar Mepilex Lite

Veja o nosso vídeo com instruções aqui. Limpe a ferida ou pele afetada com água morna e seque a pele circundante com toques...