Segurança do pessoal e dos pacientes

O guia para seleção da bata cirúrgica BARRIER® - ajuda a escolher a bata cirúrgica certa

Por: Mölnlycke Health Care, setembro 10 2013Publicado em: Segurança do pessoal e dos pacientes

As batas cirúrgicas foram concebidas para evitarem a contaminação microbiana da ferida cirúrgica. É importante escolher a bata certa em função das necessidades da intervenção cirúrgica. A escolha da bata cirúrgica baseia-se no equilíbrio entre a proteção e o conforto.

Proteção – o critério mais importante

O nível de proteção necessário depende de:

  • Quantidade de fluidos
  • Duração da intervenção
  • Risco de infeção
  • Desgaste e danos esperados da bata

 

Conforto – é necessário um nível de conforto mais elevado para intervenções mais prolongadas, para manter o seu melhor desempenho

Os fatores de conforto são:

  • Suavidade
  • Respirabilidade
  • Capacidade de adaptação
  • Desenho e ajuste da bata

 

Diferentes níveis de proteção para responder às suas necessidades


As batas cirúrgicas BARRIER® oferecem diferentes níveis de proteção – de um nível básico até um nível avançado para intervenções de alto risco.

As nossas batas cirúrgicas estão disponíveis nas modalidades de desempenho padrão e alto desempenho. A diferença está nos valores que a bata obteve em conformidade com a norma EN 137951.

  • Desempenho padrão (DP) – para intervenções de curta duração e volumes de líquidos reduzidos
  • Alto desempenho (AD) – para intervenções prolongadas e volumes de líquidos elevados

As batas cirúrgicas BARRIER de alto desempenho são reforçadas com polietileno na zona crítica, no painel frontal e nas mangas, ou integralmente impermeáveis de modo a maximizar a proteção contra a contaminação da ferida cirúrgica


As nossas batas cumprem as normas EN 137951 e AAMI2

Referências

  1. Diretiva Europeia EN 13795-3:2006: Norma europeia harmonizada que especifica os requisitos para batas, campos cirúrgicos e fatos para ambiente controlado, descartáveis e reutilizáveis, utilizados como dispositivos médicos para pacientes, pessoal clínico e equipamentos, e que visam evitar a transmissão de agentes infecciosos entre doentes e pessoal clínico durante intervenções cirúrgicas invasivas.
  2. ANSI/AAMI PB-70:2003: Association for the Advancement of Medical Instrumentation (Associação para o Avanço da Instrumentação Médica). A AAMI é a norma de referência norte-americana para o estabelecimento de um sistema de classificação do equipamento de proteção e campos cirúrgicos com base no seu desempenho da barreira contra líquidos e especifica os requisitos de rotulagem relacionados, bem como os métodos de teste normalizados.
Partilhe

Guia de materiais das batas cirúrgicas BARRIER®
Guia de materiais das batas cirúrgicas BARRIER®

As diferentes exigências por diferentes procedimentos cirúrgicos criam a necessidade de existência de diferentes combinações de proteção e conforto. A...