Úlcera de pé diabético

Tratamento bem sucedido com Safetac

Por: Mölnlycke Health Care, setembro 10 2013Publicado em: Úlcera de pé diabético

Neste texto apresentamos os benefícios da utilização de pensos com Safetac na gestão das úlceras de pé diabético.

Diferentes pensos com camada adesiva Safetac foram avaliados numa série de estudos nos quais participaram sete pacientes com úlceras de pé diabético. Mepilex Lite, Mepilex Heel, Mepilex, Mepilex Border Lite, Mepitel, Mepilex Transfer e Mepilex Ag foram selecionados de acordo com as diferentes necessidades de tratamento de cada ferida. Em cada caso, descobriu-se que os pensos com Safetac respondiam aos desafios clínicos colocados por estas difíceis feridas e que contribuíam para a sua cicatrização1.

Num estudo controlado, não comparativo, com o objetivo de avaliar a eficácia e segurança de Mepilex Ag na gestão de úlceras de pé diabético e no tratamento pós-operatório da osteomielite associada ao pé diabético, descobriu-se que o penso com prata era fácil de utilizar, maleável, adaptável e adequado a ser aplicado em qualquer zona do pé. Em alguns casos, Mepilex Ag ajudou a retirar pressão da zona afetada. A cicatrização foi favorável em 10 de 12 feridas (i.e. tempo médio de cicatrização de 57,4 dias).


Não foram comunicados eventos adversos. Os autores discutem a importância da escolha de um penso no tratamento da infeção que mantenha o ambiente da ferida húmido, permita controlar o exsudado para evitar a maceração da pele perilesional,  ofereça conforto ao paciente, minimize a dor e possa ser facilmente removido de modo a não danificar o tecido granular e a pele perilesional, sendo custo-eficiente. Com base no estudo, os autores afirmam que Mepilex Ag preenche todos estes requisitos2.


Bibliografia.

  1. Meuleneire, F. Management of diabetic foot ulcers using dressings with Safetac: a review of case studies. Wounds UK 2008; 4, 4: 16-30.
  2. Rojas, V., Villar, A.R., Benlloc, C., et al. Tratamiento de ulceras diabeticas aposito antimicrobiano, absorbente y con tecnologia de suave silicona. Poster presentation at VII Simposio Nacional Úlceras por Presión y Heridas Crónicas, Tarragona, Spain, 2008.
  3. Quintana Marreto, Y., Aragion Sanchez, J. Experiencia de un aposito de espuma absorbente con plata en el pie diabetico complicado. Metas Enfermeria 2011;14:1,18-25.
Partilhe

Incidência da diabetes, complicações,...
Incidência da diabetes, complicações, úlceras nos pés

A diabetes é uma condição que continua em crescimento....

Inspeção visual anual e Identificação...

O IDF (2005) e o National Institute for Clinical Excellence3 no Reino Unido...

Educação das pessoas com diabetes e...

Existe evidência limitada, obtida em ensaios controlados aleatorizados,...

Calçado adequado

Sapatos mal ajustados que roçam ou apertam excessivamente os pés podem originar úlceras e lesões...

Tratamento rápido de todos os problemas...

Já em 1986 foi demonstrado que era necessária uma rápida gestão, por uma...

Tratamento com sucesso de úlceras de...

Apesar de evidência limitada até à data, o uso de terapias avançadas, ainda...

Tratamento bem sucedido com Pressão...

A terapia de pressão negativa para feridas (TPNF) foi recentemente recomendada...