Tratamento de feridas

Prestar atenção às características da ferida é vital para criar o ambiente certo para a sua cicatrização. Os cuidados de desbridamento e da infeção sistémica são descritos acima, mas é necessário considerar o papel da carga orgânica, da gestão do exsudado e da cicatrização.


Aumento da carga orgânica
Termos usados para descrever a "carga orgânica bacteriana" ou os diferentes níveis de presença de bactérias na superfície de uma úlcera incluem "contaminado", "colonizado" ou "infetado", e conseguir um grau de equilíbrio bacteriano tem sido citado como um objetivo-chave no tratamento bem sucedido de feridas10. Foi estabelecido que o aumento da carga bacteriana pode atrasar a cicatrização, impedir a cicatrização e mesmo provocar a deterioração da ferida11.

O aumento da carga orgânica pode ser gerido localmente através do desbridamento e do uso de pensos antimicrobianos. Os principais benefícios dos pensos antimicrobianos são a diminuição da carga orgânica, a redução do risco de infeção e a criação de um ambiente favorável à normal sequência de cicatrização da ferida12. O principal argumento para utilizar antimicrobianos em úlceras de pé diabético é a prevenção e o tratamento da carga orgânica e, em consequência, uma aceleração do processo de cicatrização