Hipotermia em Pacientes

Hipotermia perioperatória

A hipotermia perioperatória ocorre quando a temperatura corporal central de um paciente diminui consideravelmente antes, durante ou após uma cirurgia. Trata-se de uma complicação frequente mas possível de prevenir dos procedimentos cirúrgicos que surge com maior frequência após a indução da anestesia geral. Estudos clínicos e a própria prática dos profissionais de saúde estabelece que os pacientes devem beneficiar de um aquecimento antes, durante e após a cirurgia.
 

As cirurgias nos pacientes que sofrem de hipotermia perioperatória apresentam piores resultados, com um aumento das infeções do local cirúrgico, complicações cardíacas ou hemorragias, na maioria dos casos. O sofrimento e desconforto do paciente, além do aumento dos custos de tratamento e do prolongamento do internamento, são outras consequências associadas à hipotermia perioperatória. Demonstrou-se que tanto o aquecimento do paciente no período pré-operatório, com o propósito de aumentar o calor do corpo e reduzir a diminuição da temperatura durante a cirurgia, como o aquecimento ativo durante a cirurgia, são medidas eficazes para evitar a ocorrência de hipotermia.

Referências

A hipotermia perioperatória ocorre quando a temperatura corporal central de um paciente diminui consideravelmente antes, durante ou após uma cirurgia. Trata-se de uma complicação frequente mas possível de prevenir dos procedimentos cirúrgicos que surge com mais frequência após a indução da anestesia geral. Estudos clínicos e a própria prática dos profissionais de saúde estabeleceram que os pacientes beneficiam de um aquecimento antes, durante e após uma cirurgia.
 
As cirurgias nos pacientes que sofreram de hipotermia perioperatória apresentam resultados piores, com um aumento das infeções do local cirúrgico, complicações cardíacas e hemorragias enquanto complicações frequentes. O sofrimento e desconforto do paciente, além do aumento dos custos de tratamento e do prolongamento do internamento, são outras consequências associadas à hipotermia perioperatória. Demonstrou-se que tanto o aquecimento do paciente no período pré-operatório, com o propósito de aumentar o calor do corpo e reduzir a diminuição da temperatura durante a cirurgia, como o aquecimento ativo durante a cirurgia, são medidas eficazes para evitar a ocorrência de hipotermia.

BARRIER® EasyWarm®

Um aquecimento eficaz e continuado do paciente ajuda a controlar o risco...

Saiba mais

Sobre os resultados do estudo clínico

Um estudo clinico para avaliar a eficiência e segurança de BARRIER® EasyWarm®,...