Lidar com o desafio global das Queimaduras

Uma abordagem terapêutica às Queimaduras

Durante séculos, as pessoas com queimaduras graves eram tratadas com ligaduras como único modo de cura, e frequentemente morriam ou ficavam terrivelmente desfiguradas. Por causa das mudanças radicais nos tratamentos tópicos, que são comparáveis aos avanços em todos os outros aspetos dos cuidados dos pacientes, as taxas de recuperação e sobrevivência melhoraram consideravelmente.

Acerca das queimaduras

As lesões na pele afetam as suas funções e são um risco para a saúde. As lesões térmicas, habitualmente denominadas "queimaduras", comprometem de forma catastrófica a integridade e a função de proteção da pele. As queimaduras extensas representam, por isso, um maior risco para a vida e são as que mais alteram o estilo de vida de um indivíduo e representam uma enorme exigência para os serviços de saúde. Pensa-se que a maioria das queimaduras é ligeira, mas como muitos destes ferimentos nunca são referidos aos médicos, existem poucos dados para suportar esta evidência (Hermans, 2005). Mesmo que a queimadura seja pequena, a integridade da pele pode diminuir, permitindo a entrada de bactérias, aumentando a dor e reduzindo a cicatrização, o que pode levar à desfiguração. (Rockwell et al, 1989).

A gravidade da queimadura em si depende de dois fatores; a dimensão da lesão e a profundidade do tecido danificado pela fonte de calor. Outros eventos e fatores de saúde também têm de ser levados em conta ao estimar a gravidade da lesão na constituição do indivíduo, como lesões por inalação (de fumo e gases quentes inalados no momento do trauma), lesões traumáticas associadas (como fraturas nos membros sofridas a tentar fugir ao evento) e condições clínicas subjacentes.

Tipos de queimadura
As queimaduras podem ser causadas de diversas formas:
•    Contato direto com um objeto quente (contato)
•    Contato com uma chama ou gás superaquecido (chama)
•    Contato com um líquido quente (escaldão)
•    Passagem de corrente elétrica de alta tensão através dos tecidos
•    Por exposição a substâncias químicas
•    Por exposição a uma fonte de radiação.

Leia mais sobre a Revisão clínica na nossa Secção de conhecimento

Outras soluções

Pensos com Safetac

O pé diabético - prevenção e tratamento de úlceras

Uma abordagem terapêutica à prevenção e ao tratamento de úlceras por pressão

Partilhe

Leia mais

Queimaduras - Uma perspetiva histórica

Responder aos desafios clínicos da gestão de queimaduras: uma revisão

A gestão de queimaduras não complexas na comunidade