Skip to Main Content
I'm looking for

Apoiar os gestores para aumentar a eficiência no BO

Com os gestores sob pressão para conseguirem poupar tempo e dinheiro, existem oportunidades para aumentar a eficiência no bloco operatório (OR).

Médicas no BO
Apoiar a eficiência no bloco operatório (BO)

Desafiados a fazer mais com orçamentos hospitalares mais pequenos, os gestores do setor da saúde esforçam-se por implementar procedimentos no BO com maior eficiência, sem comprometer a qualidade ou a segurança.

Dizem-nos que a preparação para a cirurgia e a limpeza posterior são as atividades que consomem mais recursos e mais tempo no BO.

Existem outras dificuldades que fazem esticar os recursos ainda mais, tais como:

  • quantidade de procedimentos cada vez maior
  • processos de compra complexos
  • cortes na gestão dos materiais
  • falta de pessoal
  • custos com trabalho extraordinário.

Desafios no BO

Acreditamos que reduzir o tempo gasto a gerir os componentes cirúrgicos pode melhorar significativamente a eficiência no BO. Tradicionalmente, as enfermeiras tinham de recolher tudo no armazém e colocar os componentes para cada procedimento. Outras ações necessárias para manter os componentes em ordem, como inventário, classificação, armazenamento e transporte ocupavam tempo adicional  .

Com os profissionais de saúde a gastar bastante tempo a preparar os procedimentos, até 30 minutos    em alguns casos, os blocos operatórios nem sempre são usados no máximo da sua capacidade.

Como gastam tanto tempo a gerir, desembalar, armazenar e rearmazenar equipamento cirúrgico, têm menos tempo para dedicar à realização de procedimentos e cuidar dos pacientes. Isto provoca uma pressão desnecessária. E conduz a situações de insatisfação profissional, tornando mais difícil recrutar e reter pessoal cirúrgico competente.

'References'

Share this page on social media

Entre em contato conosco
Select your market

Select your market

Mölnlycke Close

Confirmação Profissional de Saúde

As informações disponíveis nesta página estão destinadas a profissionais de saúde. Ao clicar na caixa abaixo, confirma que é um profissional de saúde.