Skip to Main Content
Estou procurando por

Apoiar os gestores para aumentar a eficiência no BO

Com os gestores sob pressão para conseguirem poupar tempo e dinheiro, existem oportunidades para aumentar a eficiência no bloco operatório (OR).

Médicas no BO
Apoiar a eficiência no bloco operatório (BO)

Desafiados a fazer mais com orçamentos hospitalares mais pequenos, os gestores do setor da saúde esforçam-se por implementar procedimentos no BO com maior eficiência, sem comprometer a qualidade ou a segurança.

Dizem-nos que a preparação para a cirurgia e a limpeza posterior são as atividades que consomem mais recursos e mais tempo no BO.

Existem outras dificuldades que fazem esticar os recursos ainda mais, tais como:

  • quantidade de procedimentos cada vez maior
  • processos de compra complexos
  • cortes na gestão dos materiais
  • falta de pessoal
  • custos com trabalho extraordinário.

Desafios no BO

Acreditamos que reduzir o tempo gasto a gerir os componentes cirúrgicos pode melhorar significativamente a eficiência no BO. Tradicionalmente, as enfermeiras tinham de recolher tudo no armazém e colocar os componentes para cada procedimento. Outras ações necessárias para manter os componentes em ordem, como inventário, classificação, armazenamento e transporte ocupavam tempo adicional  .

Com os profissionais de saúde a gastar bastante tempo a preparar os procedimentos, até 30 minutos    em alguns casos, os blocos operatórios nem sempre são usados no máximo da sua capacidade.

Como gastam tanto tempo a gerir, desembalar, armazenar e rearmazenar equipamento cirúrgico, têm menos tempo para dedicar à realização de procedimentos e cuidar dos pacientes. Isto provoca uma pressão desnecessária. E conduz a situações de insatisfação profissional, tornando mais difícil recrutar e reter pessoal cirúrgico competente.

'References'

Share this page on social media

Entre em contato conosco
Selecione o mercado

Selecione o seu mercado

Mölnlycke Fechar

Confirmação Profissional de Saúde

As informações disponíveis nesta página estão destinadas a profissionais de saúde. Ao clicar na caixa abaixo, confirma que é um profissional de saúde.