Skip to Main Content
Estou procurando por

Estudo sobre a eficácia dos packs personalizados para procedimentos cirúrgicos da Mölnlycke

Ao implementar os packs personalizados para procedimentos cirúrgicos, os hospitais europeus obtiveram uma redução do tempo de 40% a 55% no bloco operatório, tornando possível realizar mais procedimentos cirúrgicos (cerca de 37% mais procedimentos num hospital em França).

Componentes de packs personalizados da Mölnlycke

Introdução

Os hospitais na Europa são fornecidos, tradicionalmente, com produtos estéreis embalados individualmente para procedimentos estéreis. Para cada procedimento, as enfermeiras do bloco operatório têm de recolher os materiais necessários, um a um, e juntá-los para cada procedimento. Outras ações necessárias para reunir devidamente o material correto incluem inventários e classificação, assim como armazenamento e transporte.

A gestão hospitalar procura implementar os procedimentos de tratamento mais eficientes sem comprometer a qualidade ou a segurança. Assim, verifica-se uma pressão crescente para proceder a mais intervenções dispondo dos mesmos recursos    . Otimizar processos internos para melhorar a eficiência tem-se tornado cada vez mais importante.

Propósito

O propósito do estudo era investigar os efeitos e quantificar as reduções de tempo obtidas com a implementação dos packs personalizados da Mölnlycke.

Redução de tempo anual total após a implementação dos packs personalizados da Mölnlycke na Alemanha
Resultados

Os resultados do estudo mostram que após a introdução dos packs personalizados da Mölnlycke, as reduções de tempo no processo de material de uso único se situaram entre os 40% e os 59% nos hospitais estudados.

Tabela 1: Resumo de redução de tempo

Hospital Número de packs personalizados da Mölnlycke usados Número anual de cirúrgias Tempo total economizado (horas) Tempo total economizado (%) Tempo economizado em prep. e limpeza (%)
França 3 4199 2699 59 55
Suécia 12 3005 2047 59 48
Alemanha 11 2785 1060 40 40

A dimensão da redução de tempo depende de diversos fatores, incluindo a quantidade de diferentes packs personalizados usados, a quantidade de componentes em cada pack e o número de procedimentos realizados com packs. As maiores reduções de tempo verificaram-se na preparação e limpeza da cirurgia, mas também noutras etapas do processo.

As reduções de tempo foram usadas de diversas formas, de acordo com os objetivos individuais do hospital, por exemplo:

  • Realização de procedimentos cirúrgicos adicionais, proporcionando aos pacientes um tratamento mais atempado.
    • No hospital francês, foram realizados mais 37% procedimentos cirúrgicos após a implementação.
    • No hospital alemão, o número de intervenções aumentou 18% ao ano.
  • Formação de pessoal.
Conclusões

Os resultados dos estudos de caso mostram que podem ser obtidas reduções de tempo significativas (40-55%) através da implementação de packs personalizados da Mölnlycke para procedimentos cirúrgicos no bloco operatório. O tempo libertado torna possível realizar procedimentos cirúrgicos adicionais. O efeito financeiro desta situação também pode vir a ser estudado.

'References'

Share this page on social media

Entre em contato conosco
Selecione o mercado

Selecione o seu mercado

Mölnlycke Fechar

Confirmação Profissional de Saúde

As informações disponíveis nesta página estão destinadas a profissionais de saúde. Ao clicar na caixa abaixo, confirma que é um profissional de saúde.